Projeto de Vida

Aula do dia 13 de Agosto de 2013


VÍDEO- PIXAR (PULAR)

Como é que se faz pra admirar essa pessoa que você vê no espelho?

A sua autoestima afeta diretamente tudo o que você faz, afeta o seu trabalho, sua vida social, seus estudos.
Com uma boa autoestima você mudará a forma como lida com seus colegas de trabalho, por exemplo, pois será mais confiante, saberá se colocar, não terá medo de fazer um pedido quando precisar.

O que é autoestima?

É o julgamento que você faz de você mesmo. É autoconfiança, autorrespeito e autoaceitação.
É a autoestima que determina se você é capaz de dominar os problemas do dia a dia e sua capacidade de se respeitar e fazer valer os seus direitos e suas necessidades.
Autoestima é se sentir competente e merecedor.

Autoestima pra quê?

Quanto maior a autoestima maior será a capacidade em lidar como os problemas. Quem nunca teve que lidar um rompimento de relacionamentos , com a solidão , com desemprego, com marido agressivo, com filhos que dão trabalho? A pessoa com sua autoestima em alta conseguirá lidar com isso tudo de forma mais tranquila.
Quanto mais flexível a pessoa for, mais resistente será à pressão, ao desespero, à derrota. Quanto mais a pessoa se valorizar mais conseguirá superar os problemas da vida.
Quanto maior a autoestima, mais criativo, e quanto mais criativo mais chance de sucesso. Porque criatividade não serve só pra pintar quadros, serve pra pensar em alternativas pra vida.
Quanto mais você se aprovar mais gente na sua vida vai gostar de você e mais relações saudáveis terá. Já viram aquela pessoa que todo mundo gosta, parece que atrai gente legal, que a apoia. Ela atrai gente legal porque está legal consigo mesma, porque tem vitalidade, é comunicativa.
Quem não gosta de si pode não saber lidar com as outras pessoas.

Autoestima interna

Uma coisa é certa, a autoestima deve ser construída dentro de você. Ela não vem de fora. Você pode ter pessoas que te amam, mas se você não se amar não vai nem perceber que existe o amor dessas pessoas. Pode ser admirada pelos seus colegas, mas se você não se admirar as palavras parecerão vazias, ocas. Você pode ter uma imagem externa de muita segurança, todo mundo te acha o máximo, mas você mesmo se achará uma fraude.
Se auto estima é confiança em si mesmo, então ninguém vai gerar essa confiança a não ser você mesmo.

Dicas pra obter mais autoestima:

Você precisa saber o que fazer, saber que comportamentos devem mudar, e se perguntar: suas atitudes são resultado de sua intenção, ou você continua só reagindo ao que tem internamente em sua mente e nem sabe direito o que é, porque não tem consciência de si mesmo.
Ter consciência significa usar adequadamente sua capacidade de pensar, é isso que nos torna humanos, nossa capacidade de raciocinar, de nos conhecermos e agirmos conforme decidimos.




Aula do dia 11 de Maio de 2013

Projeto de vida- Mantenha seu corpo saudável


A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudarão a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc.

Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
Os alunos assistiram ao documentário  ¨Muito além do peso¨ editado. 
Assista ao documentário completo:


Aula do dia 4 de Maio de 2013


A importância da leitura

Nesta aula, os alunos conheceram as diferentes formas de ler, da leitura rápida à leitura para estudar. Aprenderam a sublinhar o texto para depois estudá-lo. E assistiram ao vídeo da entrevista com a escritora Talita Rebouças, que conquistou o público jovem através de seus livros. Assista-o novamente:






Aula do dia 6 de Maio de 2013



ORGANIZE-SE!


Ajudar em casa, encontrar amigos, namorar, jogar bola, ir ao baile, ver a novela... Em meio a tudo isso, você ainda precisa encontrar tempo para estudar. Será possível?
Estudar requer disciplina, dedicação. Você vai ter que escolher as suas prioridades. Com um bom planejamento, é possível encontrar tempo para o estudo, sem abrir mão de outras atividades importantes para você.
Faça um plano para uma semana comum em sua vida. Reserve duas horas para estudo, além do período das aulas, para fazer os deveres de casa ou as pesquisas solicitadas pelo professor.
Além de “criar” o tempo para dedicar-se ao estudo, é importante saber aproveitar bem esse tempo. Leia a História do Milton, no quadro abaixo, e veja se acontece algo bem parecido com você.
Quando você estuda, tem que lidar com muitas ideias novas, ideias com as quais não está acostumado. É por isso que é tão fácil distrair-se: a cabeça quer voltar a pensar naquilo que já é conhecido. As ideias novas e o desconhecido sempre provocam um sentimento de insegurança. Aí, a pessoa vai ficando angustiada ou nervosa. A tentação é desistir.Você pode superar esse sentimento de estar perdido e desanimado. É preciso que você estabeleça objetivos claros, que deem sentido ao que está fazendo.
Se você criar hábitos, uma espécie de sistema que oriente você nos seus estudos, isso vai ajudá-lo a superar esses problemas. Vai aprender com mais facilidade e ficar satisfeito por estar com novas ideias na cabeça.

Sempre começar uma sessão de estudos:

• Procure um lugar calmo, onde você possa trabalhar sem ser interrompido.
• Marque o período que vai dedicar a essa atividade.
• Defina bem a tarefa que vai realizar.
• Junte os materiais necessários (livro, caderno, lápis, borracha, etc)
• Alterne a leitura com atividades de registro, que ajudam a fixar as ideias.

No fim, verifique:

• Você conseguiu fazer tudo o que planejou?
• Sobrou ou faltou tempo?

Aí então:

• Planeje sua próxima sessão de estudos.


Tabela para planejamento semanal dos alunos

Recomendamos


“ ‘E agora, qual profissão devo escolher? Qual opção é mais importante: a que eu gosto ou a que dá mais dinheiro?’Essas são perguntas que os adolescentes fazem a si mesmos o tempo todo. E os pais também ficam ansiosos nessa fase. E não é para menos, pois essa escolha trará consequências para toda a vida.Você vai encontrar neste livro informações valiosas sobre as principais profissões e carreiras. Encontrará também uma série de dicas para testar a sua vocação.”


Teste vocacional


Os alunos do 9° ano fizeram um teste vocacional aplicado nos netbooks na sala de informática. Esse teste foi criado pelo consultor Carlos Martins a partir de um método inventado nos EUA e aplicado em diversos países pelo psicólogo e educador John Holland.
Na próxima semana, os alunos receberão orientações sobre as profissões apontadas no teste individualmente!


O teste encontra-se no site:



Aula do dia 19 de Março de 2013
O que é um projeto de vida?



Na vida, temos muitas metas e planos que desejamos realizar e também temos a opção de escolhermos o que queremos seguir. Entretanto, inúmeras vezes, escolhemos caminhos que nos afastam de nossos objetivos ou ficamos confusos em relação a qual direção tomar, justamente por não ter planejado antes o que realmente queremos.

Um Projeto de Vida é um plano colocado em papel para que possamos visualizar melhor os caminhos que devemos seguir para alcançar nossas metas. Assim, necessitamos saber quais são nossos objetivos e metas e, precisamos ter em mente também quais são os nossos valores, pois são eles que direcionarão nossas vidas. Se nossas metas não estiverem de acordo com nossos valores, dificilmente estaremos satisfeitos com nossas vidas. Os valores também podem estão livres para serem modificados, pois a medida que evoluímos, nossos valores também evoluem. Nada é estático.


Aula do dia 26 de Março de 2013


O que o mundo espera de mim?




Um certo dia, ouvi Lenine cantar "A gente espera do mundo e o mundo espera de nós". Desde então, fiquei marcada por essa frase. Sempre que a escuto, seja alguém  falando ou o próprio Lenine cantando, eu paro para pensar em tudo que esperei do mundo, e tudo que talvez o mundo esteja esperando de mim.
            Está tendo uma guerra no Irã? E eu com isso? Na verdade, onde fica o Irã? Há um surto de AIDS na África? O que é "Aids"?? Os pais comentam sobre economia? Poxa, só quero um real para conquistar o mundo. Quando criança, você simplesmente ignora o mundo. "O meu mundo sou eu". Então você cresce e entende que por mais que você não queira, o mundo espera algo de você...

 Não sabemos o que devemos fazer, mas devemos fazer algo. E por alguma razão, que não conhecemos, sentimos todo o peso nos ombros. Um peso sem forma, cor ou cheiro. Sabe-se apenas que incomoda muito. É o peso do mundo. O mundo exige que você seja alguém. Ele é impaciente e tem ânsia pela eficiência...

Sempre cometi o erro de não correr tanto atrás das coisas, de acreditar que se for para ser o destino, ele trará até mim. Bom, eu sempre estive errada, e acho que sempre soube disso. Mas acho que ficar esperando sem tomar a decisão que me leva para perto ou longe daquilo que quero, me causava medo. E com isso eu descobri que tenho medo de tomar decisões.

Mas também com o tempo descobri que o mundo espera de mim que eu tome certas decisões. Novamente por causa da frase do Lenine, eu comecei a pensar nisso. Em tudo que eu não decidi e esperei que o mundo me desse, tudo que o mundo também estava esperando de mim.

No final, o que eu aprendi mesmo com essa frase é que se eu ficar esperando algo do mundo, vou ter que aceitar o que ele me der, mas se eu for lá e lutar pelo que eu quero, posso escolher entre muitas opções. Nem sempre fáceis, mas é muito melhor escolher algo do que ficar esperando e não ter tido a chance de conseguir algo melhor.

A vida é tão rara… Pra que devemos ter uma visão reduzida dos fatos? Pra que devemos deixar o tempo passar sem realizarmos algo de marcante? Aproveitem a vida… Mas aproveitem fazendo o bem e ampliando o seu mundo.

Conforme Fernando Pessoa, “tenho todos os sonhos do mundo”… Mas se o seu mundo é reduzido, quantos sonhos você tem? Poucos?


Então galera, tenham todos os sonhos do mundo, mas expandam seus horizontes e aumentem o seu mundo, pois, somente assim, vocês poderão sonhar mais e almejar os seus sonhos… Sempre com pensamentos positivos.

" Você já parou para imaginar que talvez, não seja o mundo que espera algo de ti, mas que seja você que espera algo do mundo... e quem sabe você espere algo de você?"

O QUE QUERO SER QUANDO CRESCER?

Veja novamente o vídeo da aula do dia 02 de Abril de 2013




Um projeto de vida é um plano onde projetamos o futuro que queremos. Se tiver restrita à área profissional, esse projeto será uma ferramenta de desenvolvimento poderosa, mas limitada. Entretanto, se envolver todas as esferas da vida, como: família, finanças, saúde, espiritualidade, relacionamentos e lazer – pode servir como uma ferramenta para a realização plena, uma maneira de estar no mundo. Elaborar o projeto de vida é fundamental, pois permite visualizar resultados e obter a motivação necessária para agir e caminhar na direção certa. Assim, para que um projeto de vida seja abrangente e significativo, ele deve ser coerente com os valores e crenças de quem o elabora. Então, a responsabilidade pela elaboração de seu Projeto de Vida é sua! Não pode ser delegada a mais ninguém.
Não é possível definir o momento exato em que um projeto de vida deve ser iniciado, mas é adequado considerar que a passagem para a vida adulta e o desenvolvimento pessoal e profissional implica em fazer escolhas e, será mais fácil fazê-las se tivermos consciência de onde queremos chegar.

VOCÊ CONHECE SEUS VALORES?

Mesmo sem perceber, a maioria das decisões tomadas pelas pessoas são baseadas nos valores, ou seja, crenças, atitudes e julgamentos que ela possui.
A escolha da profissão deve estar baseada apenas na vocação ou convém levar em conta as oportunidades do mercado de trabalho? O que é mais importante: sucesso financeiro ou realização pessoal? Perguntas como essas costumam aparecer na hora da definição profissional. Saber o que realmente conta para você e o que, no fundo, espera da vida é a melhor maneira de resolver o dilema. Este teste foi elaborado para ajudá-lo a identificar seus valores e suas motivações.

Aula do dia 26 de Março de 2013

              Dois cafés e a conta com Jonathan Caroba (ADAPTADO)

RIO - No dia 14, o Colégio Estadual José Leite Lopes, mais conhecido como Nave (Núcleo Avançado em Educação), na Tijuca, foi reconhecido pela Microsoft como uma das 33 escolas mais inovadoras do mundo. É a única do Brasil na lista. Na cerimônia, um aluno arrancou uma ovação do público com sua apresentação. Morador da Maré, Jonathan Caroba, de 17 anos, é um dos casos de sucesso do Nave, parceria do Oi Futuro com a secretaria estadual de Educação que atrai por ano 5 mil candidatos para 160 vagas.
Dirigida por Ana Paula Bessa, a escola pública integral (das 7h às 17h) de ensino médio profissionalizante oferece três carreiras técnicas além do currículo regular: multimídia, programação de games e roteiro para novas mídias, curso escolhido por Jonathan, que passou agora em terceiro lugar em Jornalismo na Uerj, sem cursinho, e estagia no Nave, no Departamento de Mídiaeducação, gerido pelo planetapontocom, instituto que tem como missão produzir soluções inovadoras para a educação pública brasileira. A ideia do Nave é preparar o jovem não só para ser empregado, como também empreender.
Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, diz: “É emocionante quando vemos na prática a transformação da vida de um estudante a partir da inovação nos processos educacionais com o uso da tecnologia como meio. A história do Jonathan é um dos exemplos de como mudanças no processo de ensino e aprendizagem podem transformar a vida de alunos, que passam a contar com perspectivas de crescimento humano e profissionais ainda melhores. O projeto Nave é destaque mundial, pois vai além da capacitação profissional e prepara os jovens com competências de liderança, contribuindo para a formação de líderes contemporâneos.”
JONATHAN CAROBA: Na entrega do título, simulei uma conversa com uma versão minha no passado. Escrevi o roteiro num dia, a partir de uma ideia de Fernanda Sarmento (coordenadora de projetos de educação e games do Oi Futuro) e ensaiei com nosso professor de teatro, Carlos Marapod. No dia da cerimônia, eu estava sentado na plateia quando tocou meu celular num volume altíssimo, com uma música inconveniente. Todo mundo olhou para mim. Levantei-me, subi ao palco e disse que ia atender uma ligação importante. Quando falei alô surgiu um vídeo em que eu aparecia como se fosse três anos antes, entrando na escola. Há uma conversa entre os “dois”. No vídeo, falo das expectativas que tenho ao entrar na escola. Ao vivo, vou contando as realizações de lá para cá, como ter sido o primeiro da família a chegar à faculdade e estar estagiando.
De que forma seus pais estimularam seus estudos?
Quando você é da favela, tem inclinação a trabalhar cedo, constituir família, mas meus pais sempre me incentivaram a estudar. Minha mãe é doméstica, tem apenas o ensino fundamental. Meu pai era porteiro e hoje é auxiliar de produção em fábrica de salgados, nunca foi à escola, sabe ler e escrever por iniciativa própria. Mas eles sempre deram apoio psicológico: “Você tem a vida que nunca tive, tem uma visão de futuro que não tenho mais. Tem que aproveitar bem isso.” Minha mãe ia todo mês à escola saber como eu estava em sala de aula, conversava com os professores, não perdia uma reunião de pais. Olhava os cadernos para ver se tinha recado, acompanhava o boletim, procurava saber o que eu achava do colégio, cobrava notas altas. 
As pessoas se surpreendem quando sabem de suas origens?
Poucos acreditam quando falo que moro no Complexo da Maré. Mas é questão de saber se colocar. Não usar gíria, se vestir de maneira adequada ao ambiente. Fiz entrevistas de estágio e se espantavam por eu ser da favela: “Você fala bem.” Na cerimônia da Microsoft, quando falei ao diretor de uma empresa que era da Maré ele levou um susto: “Faz muito tempo que não converso com alguém que mora na favela.” Mas as próprias pessoas da favela se autodiscriminam, têm vergonha de dizer onde moram e estudam. A sociedade faz com que se sintam inferiores. Lembro da primeira vez que fui à Academia Brasileira de Letras (ABL), com minha mãe e uma vizinha. Queria conhecer a biblioteca de lá. Minha vizinha não queria ir: “Não tenho roupa, as pessoas vão olhar para mim de modo estranho.“ Ela já tinha sido discriminada e tinha medo de se expor. Acabou que fomos tão bem recebidos que ela ficou maravilhada e chorou.
Como é a vida de um jovem na favela?
Se você nasce na favela, sua perspectiva de vida é outra. A visão de futuro é menos abrangente. O jovem fica muito focado no agora. Há poucas chances de educação, trabalho e cultura. Você acorda bem cedo, anda muito até o ponto de ônibus, pega condução lotada, às vezes dorme sob tiroteio. Algumas pessoas deveriam passar uma temporada na favela, para ver se valorizam as oportunidades que têm.
Qual o seu gosto musical?
Gosto de bossa nova e samba. Na verdade, só não ouço funk e rap. Mas na Maré ouve-se funk 24 horas por dia no volume máximo. Mas eu fico muito tempo fora, saio de casa às 7h e só volto às 19h, 20h, 20h30m. Quando estou na favela, fecho todas as portas e janelas e ouço Elis, Tom, Maria Rita.
Como você fazia para ter uma programação cultural?
Nunca tive mesada, somente depois que entrei no Nave. Eu estudava em Ciep anteriormente. Como só tinha internet discada em casa, procurava programas culturais no computador do colégio e sugeria aos professores, já que existem saídas pedagógicas oferecidas pelo governo aos colégios. Com isso, a escola nos levou à Bienal do Livro, a museus. Sempre gostei de teatro, exposição, cinema, leitura. Por iniciativa própria, vou a locais gratuitos ou baratos, como CCBB, Caixa Cultural, museus. Na biblioteca da Maré, li Machado de Assis, José de Alencar, os clássicos. A falta de dinheiro não pode servir de desculpa.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/dois-cafes-a-conta-com-jonathan-caroba-7925510#ixzz2PV9sE5Gf  © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

 

INFORMAÇÕES SOBRE ENSINO 

PROFISSIONALIZANTE


ESPAÇO CULTURAL

Acesse e descubra o que você pode aproveitar na cidade sem pagar nada!


2 comentários:

  1. Adorei tudo isso!!! Estão de parabéns!!! Beijos da "tia" Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que está gostando do que estamos fazendo para continuar o lindo trabalho começado por você! Beijos!

      Excluir