Visita ao Instituto Moreira Sales (IMS)
Visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Visita ao Museu Casa do Pontal
Produção de trabalhos a partir da visita aos museus...
Definindo o Território
Uma das questões importantes relacionadas a quase todos os museus
visitados pelos alunos foi o ESPAÇO... a definição de como os espaços estavam
organizados, de como definimos o local de nossos estudos, onde nos situamos
espacialmente em relação às instituições visitadas. Os alunos observaram o mapa
do Rio de Janeiro; perceberam as distâncias entre os bairros e os deslocamentos
feitos para visitarem os sete museus; compararam fotografias do Rio antigo e
atual. A partir dessa experiência e da percepção dos alunos do espaço físico da
escola, os mesmos elaboraram livremente a planta baixa do GEC Rio de Janeiro,
redesenhando um território compartilhado diariamente.
Museu-Bus
Ao longo da disciplina eletiva a turma realizou visitas a sete
instituições museológicas da cidade: IMS, Museu Nacional, Casa Daros, MAR,
CCBB, HO, Casa do Pontal. Nestas visitas os alunos puderam reparar as
diversidades dos assuntos, entrando em contato com acervos científicos, como
por exemplo, os fósseis de dinossauros, planejamento urbano no centro do Rio,
arte contemporânea e arte popular.
A elaboração do ônibus funciona como um registro e local para
depoimentos sobre as experiências nos locais percorridos.
Jornal Escolar
Fotografia
A eletiva de fotografia é elaborada com o intuito de apresentar aos alunos os principais conceitos fotográficos e a formação da imagem, assim como a história da fotografia. Durante as aulas foram realizadas diversas atividades, como por exemplo, uma expedição fotográfica ao redor da E.M. Rio de Janeiro, releituras de imagens da história da arte e a confecção da câmara escura.
Tênis de mesa
Vôlei
Teatro
Matemática Financeira
A vida e obra de Luiz Gonzaga
Meio Ambiente
As Grandes Invenções
Nenhum comentário:
Postar um comentário