Eletivas

O que há nos Museus do Rio de Janeiro?

Visita ao Instituto Moreira Sales (IMS)



















Visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)






Visita ao Museu Casa do Pontal









Produção de trabalhos a partir da visita aos museus...
Definindo o Território 
Uma das questões importantes relacionadas a quase todos os museus visitados pelos alunos foi o ESPAÇO... a definição de como os espaços estavam organizados, de como definimos o local de nossos estudos, onde nos situamos espacialmente em relação às instituições visitadas. Os alunos observaram o mapa do Rio de Janeiro; perceberam as distâncias entre os bairros e os deslocamentos feitos para visitarem os sete museus; compararam fotografias do Rio antigo e atual. A partir dessa experiência e da percepção dos alunos do espaço físico da escola, os mesmos elaboraram livremente a planta baixa do GEC Rio de Janeiro, redesenhando um território compartilhado diariamente.

 Museu-Bus
Ao longo da disciplina eletiva a turma realizou visitas a sete instituições museológicas da cidade: IMS, Museu Nacional, Casa Daros, MAR, CCBB, HO, Casa do Pontal. Nestas visitas os alunos puderam reparar as diversidades dos assuntos, entrando em contato com acervos científicos, como por exemplo, os fósseis de dinossauros, planejamento urbano no centro do Rio, arte contemporânea e arte popular.
A elaboração do ônibus funciona como um registro e local para depoimentos sobre as experiências nos locais percorridos. 




Jornal Escolar







Fotografia
    A eletiva de fotografia é elaborada com o intuito de apresentar aos alunos os principais conceitos fotográficos e a formação da imagem, assim como a história da fotografia. Durante as aulas foram realizadas diversas atividades, como por exemplo, uma expedição fotográfica ao redor da E.M. Rio de Janeiro, releituras de imagens da história da arte e a confecção da câmara escura.














   














Tênis de mesa
Vôlei

Teatro

































Matemática Financeira
A vida e obra de Luiz Gonzaga
Meio Ambiente
As Grandes Invenções

Nenhum comentário:

Postar um comentário