Fev/ Março de 2015
Comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro
7º ano: Brincando com o símbolo divulgado pela Prefeitura do Rio de
Janeiro, os alunos do 7º ano, criaram representações de rostos variados, com
técnica de colagem, pintura e recortes.
8º ano: Os alunos de toda a escola trabalharam a partir do contorno
da imagem do Cristo Redentor, criando composições com elementos que lembrassem
o Rio de Janeiro. Posteriormente, a partir de suas composições, foi criado um
painel decorativo em homenagem à cidade, e formando mais um de seus símbolos
característicos: as ondas do calçadão de Copacabana.
9º ano: Os alunos viram imagens das escadarias criadas pelo
chileno Jorge Selaron, e debateram sobre sua criação. Foram convocados a
recriar o efeito decorativo de seu trabalho nas escadarias da escola, e
homenageando um lugar que já virou ponto turístico do Rio de Janeiro, a
escadaria Selaron, na Lapa.
Jul/ Agosto de 2015
7º ano: Cavalo de Troia
Ao
estudar sobre a Arte Grega os alunos de 7º ano trabalharam algumas histórias,
mitologias e comentamos sobre a história do Cavalo de Troia. Lembramos a famosa frase
“presente de grego”, e vimos que a história conta sobre os troianos não renderem na guerra
e os gregos fingem desistir da luta, deixando para eles na porta da cidade um
cavalo de madeira. À noite os guerreiros saem de dentro do cavalo, e Troia é
derrotada.
Os
alunos criaram seus próprios cavalos simbolizando a surpresa, o inesperado, a
inventividade daquele povo. Usaram embalagens vazias e depois aplicaram a
técnica de papietagem e pintura com tinta gouache e acrílica.
Trabalhos realizados pelos Professores ... ANO 2014
Fabiana Alcantara e Leonardo Motta
Abril de 2014
7º ano: Trabalhos sobre Arte Egípcia.
9º ano: Trabalho com sombras projetadas (com datashow) e pintura com gouache posteriormente.
“Cores das Sombras”
A partir do trabalho sobre a importância da luz
e sombra na Arte, os alunos projetaram a sombra de seus próprios corpos e
objetos em papel 40kg, verificando aspectos de deformação, ampliação e redução
das formas. Elaboraram uma composição visual utilizando as linhas de contorno
de sombras e em seguida trabalharam com aplicação de cores com os desenhos das
linhas entrelaçadas.
Setembro de 2014
Flores,
arabescos, alvos e quadrados ganham primeiro uma superfície de plástico para a
posterior transferência para a tela. Usa também colagens, decalque,
sobreposição na superfície da tela.
Os alunos do 8º ano verificaram o uso do exagero de
ornamentação e contraste de cores em suas obras, analisando o aspecto do
“barroquismo” na obra da artista. Realizaram um trabalho com cores quentes e
frias, pintando com cada um desses tipos de cores na criação de círculos,
inspirados numa instalação da artista, realizada no Paço Imperial- RJ. Criamos
móbiles com os círculos e elementos decorativos criados pelos alunos.
9º ano: Trabalho a partir de obras Impressionistas e Expressionistas, feitas com respingos de tinta e escovas de dente, em cima de molde de imagens.
Maio/ Junho de 2014
Criações em comemoração a Copa do Mundo de Futebol, realizada no Rio de Janeiro
“Troféu Surreal”
Conversamos sobre os
períodos do Surrealismo e Dadaísmo e os alunos foram perguntados sobre se
usávamos o termo “surrealismo” para algo da atualidade. Vimos a questão de que
algo surreal é que está distante da realidade e que ouvimos o emprego do termo
em relação à nossa moeda (“Real”), e que os produtos de consumo aumentam de
preço de forma surreal; além do que, relacionamos a ideia da Copa do Mundo de
Futebol ser considerada também algo surreal (o dinheiro investido), sabendo que
temos necessidades básicas não atendidas e sofremos com má aplicação e
problemas nas próprias construções que deveriam servir como importantes legados
à sociedade.
Os alunos criaram troféus
com sucatas, montando e interpretando livremente o tema da Copa do Mundo.
Pintura com monocromia (tons de azul) com o 8º ano. Pequenos papéis individuais, que formaram uma grande chuteira:
Os alunos do 8º ano
estudavam sobre o período Barroco e verificaram a influência da azulejaria
portuguesa na decoração de painéis aqui no Brasil. Conheceram também exemplos
de painéis feitos por Djanira e a artista contemporânea, Adriana Varejão. A
partir desta ideia, os alunos criaram desenhos em pequenos pedaços de papel,
pintados posteriormente com tinta gouache, utilizando a técnica de monocromia
(comum às pinturas dos azulejos tradicionais portugueses).
Feito isso, os alunos
montaram um painel cuja base tem um formato de chuteira, servindo como
comemoração e símbolo da torcida para a Copa do Mundo de Futebol de 2014,
realizada no Brasil.
Pintura de camisões da Seleção com o 8º ano:
Outubro de 2014
Pop Art - Trabalho com estêncil a partir de símbolos Pop atuais: personalidades, facebook, etc.
Trabalhos sobre sustentabilidade ambiental e artes...
Quantas caixas de leite são utilizadas na escola no período de um mês?
9º ano: Percepção do ambiente
O
princípio deste trabalho não era interferir em placas que existam, mas criar
novas sinalizações, usando referências conhecidas, que trouxessem à tona a
ideia de um uso mais adequado e valorização do espaço da praça ao lado da
escola. O trabalho com o “meio ambiente” e sua apropriação foi proposto pela
escola, e vimos que pouco temos como agir, mas somos capazes de agir de pouco a
pouco, criando mais do que propostas, uma nova percepção do entorno e nossa
atuação no ambiente. Como vemos a praça? Como é nossa atuação? Quais as
relações com ela e a escola?
Novembro de 2013
Exposição de trabalhos realizados durante o ano...
Outubro de 2013
7º ano: Preparação dos vasos com a técnica de papietagem após estudarem a Arte Grega clássica e verificarem detalhes do período.
8º ano: Estudaram sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, e entre os artistas estudados, viram a imagem "Operários", de Tarsila do Amaral. Os alunos recriaram a tela a partir de seus auto-retratos pintados com gouache e depois montaram um painel coletivo com uma imagem escolhida por cada turma e que fazia sentido no contexto do entorno da escola.
Setembro de 2013
9º ano: Criando ready mades após estudo sobre Surrealismo e Dadaísmo.
Agosto de 2013
7º ano: Participação da Professora Cristiane em uma das aulas sobre Egito Antigo.Decifrando e buscando sarcófagos!
Após o estudo sobre Egito Antigo, os alunos participaram de uma brincadeira de decifrar enigmas em sarcófagos criados pelos alunos a partir de caixas de leite. Os grupos decifravam as mensagens e buscavam os sarcófagos pela escola, ganhando prêmio ao final da atividade.
8º ano: Realização de estudo sobre o período Neoclássico e Arte Acadêmica Brasileira. Os alunos pesquisaram elementos característicos do estilo e criaram novas fachadas arquitetônicas, recriando a partir de cores e união dos elementos estudados.
Após estudo sobre Arte Acadêmica Brasileira, os alunos participaram da experiência de trabalho com desenho de observação com lápis carvão em papel jornal.
Painel coletivo realizado a partir do desenho do detalhe ampliado da aula de Desenho de Observação. Cada desenho foi colado num grande painel e todas as três turmas de 8º ano fizeram interferências, montando um painel único.
9º ano: Trabalho sobre Arte Abstrata. Criação de esculturas de papelão e móbiles a partir de vários artistas estudados (abstracionismo geométrico e informal).
Junho de 2013
As turmas 1901 e 1902 visitaram a exposição de arte contemporânea Travessias 2 no Centro Cultural da Maré. Foram dois dias de visitas, onde os alunos puderam interagir e conhecer um pouco mais sobre a prática artística contemporânea.
Olá, queridos alunos e ex-alunos!!
Pretendemos aqui colocar trabalhos que estão sendo realizados este ano e a dinâmica da sala de aula deste e outros anos anteriores, ajudando a matar as saudades.
De abril a maio de 2013...
Trabalho sobre Arte Rupestre sendo realizado com as turmas de 7º ano: pintura em tecido, costura com linha de tricô, montagem das estruturas com galhos de árvore.
Em MARÇO de 2013...
No início do ano já realizamos trabalhos que foram expostos sobre a mulher e a comemoração deste dia em março de 2013.
A primeira imagem mostra trabalho dos alunos do 8º ano. Eles conheceram alguns imagens realizadas por Otávio e Gustavo Pandolfo, “Os Gêmeos”. Considerados artistas do grafite. Os dois têm um trabalho que chama atenção pelo inusitado de seus desenhos e cores. Uma característica de suas obras é a criação de rostos, em geral na cor amarela ou marrom, em caixas, construções poligonais.
A proposta foi um trabalho em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, buscando a cri ação de rostos, personagens também a partir de ‘caixinhas’ criadas pelos alunos.
A segunda imagem mostra algumas músicas selecionadas pelas turmas de 9º ano que falam sobre a mulher de diversas formas.
A terceira imagem mostra um primeiro trabalho das turmas de 7º ano, conhecendo as obras de Tarsila do Amaral e recriando composições a partir de seus traços em suporte circular(pratos de papelão).
Relembrando 2012
Visita a Exposição no CCBB e Casa França Brasil
Lindos trabalhos dos professores! Parabéns!
ResponderExcluirGostoso ver essa garotada trabalhando nesta sala, pela qual tenho tanto carinho por conhecer tudo que já foi realizado aí! Parabéns aos professores! Quando houver exposição... convidem!!! Quero matar a saudade! Bjsssssss
ResponderExcluirÉ tão bom relembrar os trabalhos feitos ao longo do ano de 2013!!Agora vamos ver se este ano será tão gostoso quanto trabalhar na sala de artes. ^_^
ResponderExcluir